terça-feira, 8 de agosto de 2017

A visão e as escolhas


A visão é uma das maiores dádivas da vida. Abrir os olhos pela manhã, olhar ao redor e imaginar um novo dia é uma sensação indescritível, pois cada dia é único e especial.
Não nos damos conta do grau de importância da visão no dia a dia, pois a concebemos como algo natural, mas a ausência deste sentido para qualquer ser humano seria o caos.

Enxergar o mundo, ler um livro, assistir um filme, ver os familiares, contemplar a pessoa amada é um milagre diário e imprescindível. Há aqueles que enxergam apenas sombras.

Inúmeras faces que se corromperam numa cegueira que os conduz aos caminhos mais tortuosos e obscuros.

Um juiz se corrompe com o luxo, ternos comprados em Miami, aumentos exorbitantes em benefício próprio e falta de bom senso para julgar os verdadeiros culpados. Este homem está cego, pois o poder o cega.

Uma mulher se corrompe pela fama e se lança aos paparazzis, sem controle, em busca de falsos holofotes, flashes interesseiros e acessos perecíveis. Ela está completamente cega, pois a fama é efêmera e a miopia se instala como um vírus.

Um médico se alia as corporações farmacêuticas e esquece de seu Juramento de Hipócrates, se tornando um profissional hipócrita e mercenário. Este homem cegou-se em benefício próprio e em detrimento de seus pacientes.

Um professor finge lecionar e não respeita seus alunos. Não se dedica a missão que lhe foi conferida e prejudica o coletivo. Este homem perdeu-se em um local sagrado: a sala de aula.

Um homem alcoólatra espalha terror e violência em sua família. Este homem se perdeu em um labirinto de autodestruição que gera consequências para os filhos que o cercam. Este homem perdeu-se na escuridão.

Um jovem se entrega as drogas como se não houvesse o amanhã e como se a vida fosse um eterno parque de diversões. A cegueira prejudica mais os pais do que o adolescente.

Em todos os cantos, em todas as esquinas, em todos os buracos a cegueira o espera. Ela pode ser atraente, é perigosa e acessível. Ter visão é muito mais que enxergar, é livrar-se do mal. Livrar-se do caos.

Stefan





2 comentários: