terça-feira, 22 de agosto de 2017

Por que criança esperança e não criança alegria?



Começo este texto como uma pergunta provocada pelo Prof. Dr. Clovis de Barros Filho. Por que a filosofia materialista de Nietzche, Spinoza, Lucrécio, enquanto mestres espirituais é contra a Esperança? Resposta: Porque no final das contas consideram a Esperança uma vida triste.
Porque o slogan Criança Esperança é tão emblemático para o senso comum e nada importante para a Filosofia?
Primeiramente, porque esperança não é alegria, pelo contrário, esperança é o que falta. Esperança é o desejo. É como esperar um ônibus que não chega. É como ter um sonho que não se concretiza.
Esperança é um projeto no Brasil. Como somente uma pequena parcela da população é contemplada devido a imensa desigualdade social, o slogan Criança Esperança se encaixa perfeitamente. Do contrário, seria Criança Alegria. Nem todos podem ter uma educação de qualidade neste país. Nem todos podem planejar o futuro. O Brasil, 5º país em Economia e 153º em distribuição de renda nos mostra esta triste realidade. Alimentar a pobreza é um projeto, é um folclore que fica bonito na mídia. Sempre haverá suecos e americanos visitando favelas para mostrar o avesso do mundo aos seus conterrâneos e sair bem na foto com qualidade ISO 9000 e responsabilidade social nota 10. E o Renato Aragão vai surgir fazendo um discurso emocionado e continuando a alimentar o sistema.
E assim podemos aplicar a Esperança em vários setores da sociedade: Educação Esperança, Transporte Esperança, Saúde Esperança, Honestidade Esperança e assim caminha a humanidade. Para onde, não sei.  
Mudando de assunto:
Há alguns dias fiquei perplexo com a violência de um aluno contra uma professora. As fotos do olho inchado, sangue no chão e o rosto de perplexidade da professora me deixaram profundamente triste com a situação. Aquela agressão foi em todos nós profissionais da Educação. É preciso repensar os valores, pois esta situação não pode permanecer. A nova geração que está aí deve olhar para as outras gerações e compreender o significado de respeito.
O que mais me indignou foi alguns comentários envolvendo política e ódio contra a professora. Aplaudindo a atitude do aluno porque ela tinha tal posicionamento político. “A sociedade está doente”, me disse um amigo. Concordo com ele. Em algum ponto o freio chamado respeito deixou de funcionar.

Stefan Willian
Jornalista, escritor e professor
Autor do blog: https://prosafilosoficadehoje.blogspot.com.br/



2 comentários: