quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A moral de Kant não é para todos

Pergunta: Quem já foi em algum bar, bebeu cerveja com os amigos e na hora da conta percebeu que havia uma cerveja a mais sendo cobrada? 
Isto ocorre em muitos lugares de forma natural. É o famoso se pegar, pegou.    
Manoel estava intrigado com isto. Dono de um botequim há 15 anos, nunca tinha aplicado o famoso se pegar, pegou. Mas, viu a oportunidade quando um estrangeiro entrou no seu estabelecimento. 
O forasteiro bebeu 6 cervejas, comeu 3 bolinhos de bacalhau e pediu a conta.


Manoel viu a oportunidade. Resolveu colocar 7 cervejas na conta. Pensou: Ele não vai perceber! 
No momento que estava preenchendo a conta, pensou novamente: "E se ele descobre e conta para outras pessoas? Vou ficar com má fama! 
Então Manoel entrega ao estrangeiro a conta real, com exatamente 6 cervejas e 3 bolinhos de bacalhau, mais os 10% do serviço. 
O rapaz paga, agradece e vai embora. 
Para o filósofo Imannnuel Kant, devemos fazer o que deve ser feito, independente se vamos nos dar bem ou não. Se Manoel, agiu para não se prejudicar, pensando que seria julgado por outros fregueses ele não agiu corretamente, segundo Kant. Ele literalmente agiu para não se dar mal. 
Se ele age desta forma, e a conta foi a mesma se ele estivesse agido corretamente, isto se caracteriza somente como uma coincidência. 
Uma pessoa que age para não se dar mal, pode roubar ou matar para não se prejudicar. Portanto, meus amigos, a moral de Kant não é para todos.

*Este texto é uma adaptação feita por mim de uma aula do Prof. Clóvis de Barros Filho, que me inspirou a escrever sobre este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário