quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Lixo eletrônico e lixo midiático – O BBB foi superado

Em 2002 estreava o BBB na Rede Globo de televisão. O programa se mantém no ar até hoje, repetindo a mesma fórmula de sempre. Pessoas bonitas se relacionando de todas as formas e expondo os mais diversos sentimentos em rede nacional.
Relações são construídas e destruídas com base no interesse em permanecer no programa. O prêmio de 1 milhão é a cereja do bolo. Amores falsos, casais instantâneos são formados para alimentar a imaginação da audiência.

A sociedade continua assistindo ao BBB, mas adotou outros mecanismos para sua distração. As redes sociais se proliferaram e atualmente quem é o BBB perto delas.
Hoje, a intimidade de pessoas que você conhece pode ganhar a rede. Uma briga de namorados acontece e um novo vídeo surge. Uma mulher manda nudes para o ficante e a foto circula em vários celulares e por aí vai. O BBB está sendo superado.   
Algumas pessoas passam horas intermináveis conectadas ao whatsapp, em grupos que não agregam absolutamente nada. Vídeos engraçados, memes, piadas e mais piadas, vazamentos de fotos e vídeos de pessoas comuns e famosas fazendo sexo, correntes e mais correntes.
Informações que são compartilhadas sem o menor critério. Tudo é repassado, o importante é repassar. No dia seguinte você não se lembra do que viu no dia anterior. O volume de informações que recebemos é extremamente alto.
Se você não parar para viver sua vida, criar coisas, construir algo viverá a vida dos outros. E a sua vida?
Oscar Wilde, escritor britânico diz que “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.
O criador do whatsapp está bilionário. Com a vida feita. O criador do Facebook mais bilionário ainda. Até comprou o whatsapp. Se ele estiver sofrendo ele vai sofrer nos alpes suíços, em Paris, numa ilha paradisíaca. E você?
Selecionar o que é informação de qualidade num mundo com tantas informações inúteis é fundamental para sobreviver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário