quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Dar o primeiro passo é preciso

A imagem que postei de um caderno, uma caneta e o livro "Convite à Flosofia" de Marilena Chaui diz muito. Este blog surgiu de uma experiência acadêmica temporarimente interrompida deste autor que vos escreve. Mas, nada é desperdiçado quando se tem um objetivo. Sendo assim, estudo e escrevo. 
A Filosofia entrou na minha vida aos poucos e de repente me atingiu de forma marcante. Primeiro me encantei com frases de grandes escritores que me faziam refletir sobre vários temas. Em seguida, comecei a assistir vídeos de filósofos contemporâneos como Clóvis de Barros Filho, Mario Sérgio Cortella, Luis Felipe Pondé e Leandro Karnal. E assim passei minhas férias. Depois comecei a ler e estudar sobre Kant, Sócrates, Platão, Maquiavel, Nietzche, Hegel, Sartre, Aristóteles, entre outros grandes nomes.



Um mundo se abriu. A cada página, a cada pensamento, a cada história contemporânea contextualizada com os ensinamentos destes grandes filósofos a vida ganhou um novo sentido. Pensar fora da caixa é mais que preciso. 
O significado de Filosofia é "Amor pela Sabedoria" e aí reside o mais rico recurso da humanidade. Pensar sempre foi privilégio de poucos, exatamente porque é algo que nos faz questionar e muitos não querem que as pessoas saiam do lugar comum, da zona de conforto. Os filósofos, desde o tempo de Tales de Mileto, perceberam que a Mitologia não era suficiente para explicar as coisas. A narrativa fantasiosa não era suficiente para eles. Por isso, a Filosofia marca ao mesmo tempo uma ruptura e uma continuidade com a Mitologia. Ela passa a buscar a lógica, a razão e por isso é extremamente valiosa. 
A partir da Filosofia surgiram outras ciências como a Física, a Biologia, a Química, a Sociologia, a Psicologia, entre outras. Perceberam a importância? Não sei quem você é hoje, mas é graças a Filosofia. 
A Filosofia reforçou em minha vida o quanto eu amo lecionar. O quanto ser professor me traz felicidade e o quanto posso utilizar destes grandes autores em minhas aulas e na minha vida. Segundo o escritor Mark Twain "Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê". 
A minha intenção com este texto é mostrar que existem novos caminhos. Que ninguém pode interromper o seu sonho quando a sua vontade é mais forte e inabalável que uma rocha. Persistir e viver a experiência da vida é o caminho para a vitória. 
Receba com alegria e vigor o alerta de Nietzche. "Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir". Ou seja, se você quer ser médico, engenheiro, advogado, dentista, piloto de avião, não desvie o olhar e siga. 
Encerro este primeiro post com uma frase de Albert Camus: "E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invensível". 
Mais uma vez, nada é perdido. 
Até o próximo post!  
Stefan Willian

Nenhum comentário:

Postar um comentário