segunda-feira, 20 de março de 2017

Geração Nutella e a liquidez de Bauman – Consumo x Emoção


É uma pena o que ocorre com a nova geração. A sociedade do consumo a estragou. O capitalismo feroz tirou a emoção de tudo. A abundância de hoje tira a magia de momentos que poderiam ser únicos. Algo se perdeu.
Um brinquedo já não é mais algo esperado em datas importantes. É só mais um brinquedo.
Um ovo de Páscoa é só mais um chocolate para comer dentre tantos outros.
Não há emoção mais em absolutamente nada. Uma criança de classe média ganha um brinquedo todo mês ou toda semana e o esquece rapidamente.

   
Uma viagem para a praia já não é mais um passeio extraordinário, pois os celulares não deixam contemplar a beleza do oceano.
Um show de rock não é mais visto pelos próprios olhos, mas pela câmera do smartphone.
O consumo desenfreado nos tirou um sentimento precioso: a emoção.
Relacionamentos são superficiais.
Zygmunt Bauman disse, “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”.
E nisto a emoção foi pelo ralo. As próprias datas festivas de maior consumo perderam a graça. Hoje só tem consumo.

Muito consumo, muita informação, muita mercadoria e NENHUMA lembrança. 

Stefan

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