quinta-feira, 2 de março de 2017

O câncer do sistema – Tumores espalhados por todo país


Infelizmente o povo brasileiro está vivendo dentro da caverna de Platão. Somente vendo sombras que pensam que são reais, porém existe uma força que impede que cada um saia da caverna e veja a realidade.

No ano passado o grande objetivo era retirar o PT do poder, o “grande mal do país”. A Presidente Dilma saiu e para muitas pessoas era o que bastava. O demônio foi exorcizado, viveremos outros tempos, porém na prática as mudanças que ocorreram depois que o Presidente Temer assumiu foram duramente criticadas por grande parte da população e até mesmo alguns órgãos de imprensa.

A reforma da Previdência se tornou obsessão do governo. Trabalhando 49 anos você receberá o benefício de forma integral. A propaganda é bela, os discursos polidos, mas na prática muitos não receberão sequer o benefício, ou terão que fazer uma previdência para complementar a renda, que é algo que interessa muito aos bancos.

A PEC 55 ou 241 também terá seus efeitos num futuro próximo. Veremos isso com frequência nos próximos anos. Mas, o povo segue nas sombras.
Alguns defendem o retorno de um partido, outros novas eleições, novos candidatos, mas com a fórmula que aí está continuaremos padecendo de um mal maior. Simplesmente substituir as peças do jogo não mudará a situação crítica que o país está. Continuaremos elegendo candidatos para serem investigados nas operações e CPIs. Enquanto isso o povo paga a conta e o país fica estagnado. Até quando? Já liberaram o FGTS das contas inativas, mas o dinheiro acaba. A taxa de desemprego em 2017 já passa de 13 milhões. E as panelas foram guardadas.

Coxinhas e Mortadelas continuam se culpando nas redes sociais, alguns chegam a partir para as vias de fato, literalmente para agressão física. As panelas foram guardadas. Existem aqueles que defendem que as mudanças foram necessárias porque o país vai quebrar. O que eu aprendi desde cedo, é que para dar o bom exemplo, a mudança deve partir de você. E o governo não reduziu um brioche de seus benefícios. Muito pelo contrário...

O Brasil é um dos países com maior taxa tributária do mundo. Em alguns países a população não tem problema em pagar impostos porque tem o devido retorno aplicado em melhorias coletivas. Já no Brasil, infelizmente, o povo contribui, contribui, contribui e contribui mais um pouco para não ver o retorno. Até o Netflix agora vai ter aumento porque mais um imposto surgiu. O pior é ligar a televisão depois e ver alguns “representantes” presos e descobrir as contas milionárias no exterior.

Essas manobras prejudicam a evolução de vários setores fundamentais como educação, saúde, segurança etc. O próprio sistema de educação é ultrapassado, mas falarei disto em outro texto.

A questão máxima aqui abordada é que trocar simplesmente os jogadores não vai alterar o resultado do jogo. É preciso uma mudança nesta fórmula antiga de eleição e representação política (Reforma Política) e também uma reforma tributária, pois o dinheiro não pode ser tão mal aplicado. O país precisa de pessoas que mexam na estrutura do sistema e essas pessoas começam por você, por mim, pelo seu vizinho, pelo professor, o engenheiro, o porteiro. Como? Sendo mais questionador, não aceitando tudo que nos empurram facilmente, protestando e fazendo o certo, custe o que custar.


Cuidado com aqueles que falam muito de democracia, pois “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”, disse Nelson Mandela. 
Precisamos sair da caverna e caminhar para a Luz de Platão. 

Stefan

Nenhum comentário:

Postar um comentário