segunda-feira, 3 de abril de 2017

A vida deve ser baseada em curtidas?

Cena da série Black Mirror

Com o advento das redes sociais, a interação passou a ser medida por meio de curtidas.
As curtidas elevam a autoestima, mudam um estado de espírito de ruim para bom ou até mesmo para ótimo. Determinam "amizades".
Algumas pessoas são tão dependentes das curtidas que se as não tiver em número abundante perdem o dia. Simplesmente não funcionam.
A curtida do facebook ou o coraçãozinho do instagram se transformaram numa espécie de termômetro de popularidade/emocional entre os jovens. Muitos podem negar, mas existe. E neste ponto me refiro aos jovens em relação a maturidade e não somente a faixa etária. Há jovens maduros e adultos infantis, que se tornam velhos depressivos.

A série Black Mirror tem um episódio que apresenta um contexto futurístico preocupante, onde tudo é baseado em curtidas. Desde alugar um carro, até comprar uma passagem de avião. Uma vida exposta em falsidades. A personagem principal tem que ser 24h por dia extremamente simpática com todos que se relaciona. Se tiver um momento de transparência perde pontos e tudo se baseia numa enorme competição por um status grandioso. Chega a ser patético.

Ninguém é perfeito e sempre está de bem com a vida, sorrindo e sendo a pessoa mais legal do mundo. A vida tem altos e baixos. Tem uma enorme capacidade de nos deixar para baixo. Mas na série se você tem um momento de tristeza ou de raiva deve se esconder. As relações comerciais mais básicas são baseadas em curtidas. Será que é isto que o futuro nos reserva? Espero que não.
Mesmo assim sou obrigado a dizer que muitas pessoas estão mais preocupadas com as curtidas das redes sociais, que se apagarão de um dia para o outro, do que com as realizações mais importantes da vida.

O escritor Oscar Wilde disse: "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe". 
O mundo virtual é um mundo falso. A linda garota da foto pode ser uma depressiva entre quatro paredes. O belo rapaz, um desajustado que se droga. Mas, não no mundo virtual. Todos são perfeitos neste mundo. E são reféns.
O algo a mais deve existir. A beleza acaba. Surgirão jovens mais belas (os). Mais curtidas (os). Momentaneamente, até surgir outras (os).
Dorian Gray só existe no livro. As rugas surgirão e a velhice tem o seu lugar. Como disse certa vez Nelson Rodrigues aos jovens, em uma entrevista a Otto Lara Resende: Envelheçam!
Talvez um envelhecimento na maturidade seria a mensagem que Nelson quis transmitir. Um conselho que só a vida e os anos percorridos proporcionam.
Com o passar dos anos, quem tem um cérebro funcional passa a querer agregar conhecimento, ler os clássicos, ter uma vida de mais valor e menos fútil. Embora, não todos. Nem sequer a maioria.

A publicitária Paula Trabulsi disse que prefere ser inteligente a ser bela. Por que? Porque a beleza acaba e a inteligência permanece. E para alguns nem isto.

As curtidas são tão efêmeras quanto uma vida vazia.
Stefan




2 comentários:

  1. Já leu meu post sobre a vida perfeita nas redes sociais? Leia!
    Segue o link:
    https://daniellainacio.wordpress.com/2017/01/06/pessoas-de-verdade-cade-voces/

    PS: Até hoje não consegui inspiração pra terminar o post...

    ResponderExcluir
  2. Depois assiste o vídeo do Luis Felipe Ponde no youtube falando sobre redes sociais. É interessante.

    ResponderExcluir