quinta-feira, 27 de abril de 2017

Amar ao próximo não faz mais sentido para muita gente


Zygmunt Bauman, o grande sociólogo polonês e filósofo contemporâneo disse no livro "Amor Líquido", um conceito perdido pela humanidade e pensado pelo filósofo Kant. "A Comunidade Humana parece tão distante da atual realidade planetária quanto no início da aventura moderna. Nas presentes visões do futuro, o lugar que se tende a atribuir-lhe - se é que de fato se contempla tal atribuição - está mais distante que há dois séculos. Ela não parece mais iminente nem inescapável". 

Nunca poderia imaginar um futuro tão individualista, com pessoas que não acrescentam nada para ninguém ao longo dos seus dias vazios e fúteis.
A classe média é o cerne de toda falsidade vivenciada no Brasil. Se acham superiores aos pobres e na verdade não passam de instrumentos usados por uma elite que os despreza. Querem fazer parte de um mundo em que também são considerados escória.

Deixe de bater o ponto, pare de vender, não alcance a meta (cada vez maior e insaciável) e terá o seu verdadeiro pagamento, no olho da rua. Sua liberdade agora é uma prisão, um estilo de vida caro e que lhe acorrenta. E a pressão só cresce. Há uma fileira de concorrentes pelo seu cargo. Alcance a meta, alcance a maldita meta!
E assim, quando estiver exausto ganhará uma placa da empresa e um tapinha nas costas. Eles não precisam mais de você. Existe alguém mais barato e mais iludido para ser explorado. Você não é mais a empresa.

Seja burguês, tome whisky nos fins de semana, troque de carro. Tudo vai se encaixar como uma luva no seu padrão de vida e passará a ser imperceptível a curto prazo. Normal. O cheiro novo do carro passa, assim como os anos voam.

O que você fez de bom para alguém hoje? A caridade é muito maior do que uma esmola.
É uma palavra, uma aula, um exemplo, uma inquietação que você provoca em um ser estagnado, uma motivação, um tapa de luva no individualismo.

O mandamento de Cristo não será modificado. Amar ao próximo não sairá de moda. Não adianta olhar só o próprio umbigo e querer ser rico às custas de mentiras, corrupções e explorações. O político é só mais um.
A corrupção é uma metástase que evoluiu na sociedade brasileira.

Stefan




Um comentário: