quinta-feira, 11 de maio de 2017

Abaixo a responsabilidade! Que falta faz el provocador! Homenagem a Abujamra


Aaai de mim! Como um clamor inicio este texto. Uma ode a Abujamra! Um gemido grego, característica de suas aberturas. Assim iniciava Provocações.  
Há dois anos ele nos deixou. Antônio Abujamra, o maior provocador do Brasil. Um pessimista nato. Com seus suspensórios e língua afiada. Como dizia para seus entrevistados, a única coisa falsa do programa era seu abraço no final. 
Que saudade do Mestre Abujamra! Como queria conhecê-lo. Mas, ele se foi. E tanta gente chata poderia ter ido no seu lugar. Tanto político corrupto e logo ele se foi. 

Um programa que deveria ser tombado! Meu consolo é que existe o Youtube e eu posso assistir inúmeras vezes sua entrevista maravilhosa com o Mestre Rubem Alves. A maior entrevista da história da TV! Todo educador tem obrigação de assistir (acesso no link abaixo). 

A segunda maior, sem dúvida, foi a belíssima entrevista com Elza Soares. Magnífica. Que transparência em seu relato!

Entrevistou pensadores contemporâneos como Clóvis de Barros Filho, Luis Felipe Pondé, Mario Sergio Cortella.
Outros nem tão interessantes. Mas Abujamra era um verdadeiro provocador. Iluminava as coisas. Declamava poemas de Fernando Pessoa, Oscar Wilde, Mário Quintana, Veríssimo, Drummond, entre outros clássicos! Em sua voz os textos ganhavam mais vida! 
E o que é a vida? Perguntava sempre no encerramento para todos.
O que é a vida?! Insistia. 
O que é a vida? 
Que provocação! 

Stefan

Assista! 
Entrevista Rubem Alves: 

Entrevista Elza Soares:


Nenhum comentário:

Postar um comentário