domingo, 7 de maio de 2017

Sou contra tradições religiosas baseadas no sofrimento



O escritor Rubem Alves disse certa vez, em uma das melhores entrevistas da história da TV brasileira no programa Provocações (apresentado pelo saudoso Antônio Abujamra), que muitas pessoas tem uma visão equivocada de Deus, como um ser sádico e cruel. "Deus se deleita quando vê os homens sofrendo. Muitos agem como fosse desta forma. E é por isso que as pessoas religiosas quando fazem promessas só usam artifícios como subir 400 degraus de joelhos, ou coisas do gênero. Ninguém oferece coisas boas para Deus do tipo ler um poema do Fernando Pessoa todos os dias pelas manhãs, para alcançar uma benção.
Esse pensamento de Rubem Alves nos faz refletir sobre muitas coisas, a começar pelo sentido da vida. Será mesmo que estamos aqui vivendo um purgatório?
Há religiões que interferem em detalhes da vida pessoal como assistir televisão ou o que assistir na televisão. Esse discurso que transforma Deus em uma entidade punitiva assume um papel extremo em algumas religiões fazendo com que indivíduos com grande capacidade de pensamento se bloqueiem e sejam completamente influenciados.
Nos tempos medievais quem pensava diferente era torturado e até queimado vivo em uma fogueira. A maior subversão era pensar. E muitos antepassados diziam com frequência a frase: Não pense muito porque você vai ficar louco.
Realmente pensar requer uma responsabilidade maior e nem todos tem esta capacidade, porém somente pensando conseguirão evoluir.
O grande mal que nos assola é fruto das escolhas do próprio homem repleto de imperfeições que julga, é preconceituoso, não tem moral e veste uma máscara para a sociedade, e não para Deus.
Talvez, esses são os piores e mais atrasados. O livre-arbítrio é a maior das leis.
Quem só planta coisa ruim um dia terá uma colheita surpresa.
Culpe Deus enquanto é conveniente. Mas, eu penso que Deus quer mesmo é que todos se levantem e sigam no propósito do bem.
A tradição religiosa baseada no sofrimento é mais um ato autopunitivo do que o Senhor Onipotente nos olhando com crueldade.
Deus é Amor.

Stefan

Um comentário: