terça-feira, 30 de maio de 2017

Rubem Alves - o brasileiro que pensou numa Educação verdadeira



Para quem não conhece Rubem Alves, saiba que estou fazendo um texto sobre um dos maiores brasileiros que existiu. Educador, escritor, filósofo e provocador.
Um homem que entendeu a Educação de forma ampla e progressiva. Teve contato com todos os públicos e enxergava nas crianças os seres mais interessantes. Questionadores, observadores e verdadeiros. Todo o encanto de uma criança se perde com o passar dos anos. A omissão, a mentira, a politicagem são características intrínsecas do ser adulto. A criança quando não gosta não mente. Ela pergunta coisas fantásticas do tipo: por que o sapatinho da Cinderela não se transformou em um calçado simples após a meia-noite? Por que não desfez o encanto?
Essas são observações deste ser humano fantástico que foi Rubem Alves.
Um grande observador. Criticou as grades curriculares e as comparou com prisões. Rubem não gostava deste termo que "engessa" a Educação. Odiava para falar a verdade. A grade é como uma prisão.
Na entrevista que concedeu a Antônio Abujamra teceu comentários sobre a Escola da Ponte que visitou em Portugal. Falou do modelo de ensino da escola que é totalmente diferente das tradicionais. Uma criança o apresentou o contexto da escola e enfatizou os grupos de estudo. As crianças com deficiência se sentiam mais inseridas no processo ensino-aprendizagem. A escola foi alvo de protestos porque o ser humano não tolera o diferente. É condicionado a pensar de forma padronizada, seguir uma estúpida linearidade que nos leva a lugar nenhum.

Rubem Alves era fantástico e o meu papel é singelo neste texto, mas faço questão de propagar seus ideais pelos anos que terei pela frente. Há muito tempo gostaria de escrever sobre ele. Há anos faço referência em minhas aulas ao grande Rubem Alves. Escrevo com certa tristeza porque ele já se foi. Um grande amigo disse uma vez que o tinha como se fosse um parente e eu me identifiquei.
Vejo e revejo sua entrevista no programa Provocações e não me canso. Vou assistir essa entrevista para sempre.

Que bom que ele existiu. Criticou as religiões. Por que o celibato? Por que a virgindade mesmo após o parto de Maria?
Por que ver Deus como um ser punitivo, um carrasco?

Questões mais do que importantes. No dia 19 de julho de 2014 ele se foi.
Rubem Alves, você ainda vive em nós.
Obrigado!

Stefan Willian


Nenhum comentário:

Postar um comentário